
Quer saber como criar um site profissional sem gastar dinheiro?
É conveniente saber que foi-se o tempo em que dominar essa tarefa era assunto para programadores.
Com o avanço da tecnologia, hoje é possível criar um site profissional sem contratar um desenvolvedor.
Você só precisa ter conhecimentos básicos de informática e, claro, vontade de aprender.
Muito mais barato, você não acha?
Neste artigo vou explicar como criar um site profissional em apenas algumas horas.
Também darei mais algumas dicas de como dar um up na sua presença online e mostrar a importância de ter um site baseado no que diz a pesquisa.
Vamos começar?
Primeiro, por que é importante ter um site?
No momento existem:
Mais de 1,6 bilhão de páginas da web foram criadas em todo o mundo
Mais de 4,2 bilhões de usuários de internet
E mais de 74.374 pesquisas no Google em apenas um segundo.
Dados mostram que estar online não é mais uma questão de escolha, mas uma necessidade real para qualquer marca.
Só no Brasil, segundo o IBGE, 64,7% da população está online.
Isso representa um total de 116 milhões de pessoas com diferentes perfis, sonhos e necessidades.
E claro buscando soluções, produtos e serviços para solucionar seus problemas.
Percebendo esse cenário, mais da metade das empresas brasileiras (55%) possuem site.
É o que mostra a última pesquisa do Cetic, órgão responsável por estudar os indicadores de uso da internet no Brasil.
Mas engana-se quem pensa que só eles se beneficiam com a estratégia.
Autônomos e freelancers também podem utilizar os sites como forma de atrair clientes, ser encontrado pelo público e construir uma reputação positiva.
E aí, você acha que está pronto para enfrentar o mar de oportunidades escondido nos números que apresentei?
Ter um site hoje é o primeiro passo para conquistar seu próprio público.
Sem mencionar que colocar sua marca online ajuda a facilitar a localização de clientes em potencial.
É o primeiro passo para influenciar o comportamento deles.
Segundo pesquisa do Instituto QualiBest, os sites são a quarta fonte de informação para a tomada de decisão na hora de comprar um produto.
Os primeiros são amigos e parentes. Segundo, influenciadores. Em seguida, sites de resenhas e blogs aparecem em terceiro lugar.
9 passos para criar um site profissional
Agora, sem mais delongas, vamos mergulhar na parte prática e aprender a criar um site.
Aqui está um passo a passo de como criar um site profissional sem precisar ser ou recorrer a um especialista.
1. Defina o objetivo do seu site
Para começar, você precisa ter em mente a aparência do seu site.
Ou seja, por que você está pensando em criar um site?
Quer abrir um negócio virtual e ganhar dinheiro na Internet?
O espaço de eventos integra um plano de marketing pessoal?
Ou já tem um negócio mas ainda não tem presença na internet?
Entenda que o primeiro passo é definir qual será o objetivo do site e o que motiva esse seu projeto.
Aqui estão apenas alguns tipos de sites nos quais você pode trabalhar:
Loja virtual
Também conhecidos como e-commerce, são os sites mais visitados atualmente, depois das redes sociais.
A principal vantagem de uma loja virtual é que você não precisa ter um espaço físico. Como resultado, o custo é muito menor.
E graças à opção de dropshipping, você nem precisa enviar os produtos para o depósito do vendedor. Eles podem ser negociados diretamente no armazém do fornecedor.
Blogue
Os blogs são sites de conteúdo online, atualizados com frequência e que oferecem uma variedade de opções.
Eles se adaptam a qualquer necessidade e podem até ser adicionados a um site institucional, loja virtual ou portal.
Em geral, os blogs são voltados para um público-alvo específico e se tornam poderosas ferramentas de marketing digital.
Eles atraem clientes em potencial por meio de conteúdo, não de publicidade.
É por isso que ele pode se dedicar a vários tópicos.
Alguns exemplos são blogs sobre viagens, receitas e marcas.
Institucional
Um site institucional, mais utilizado por empresas, basicamente possui páginas com informações sobre o negócio, produtos, serviços e um formulário de contato.
Funciona como um cartão de visita online.
É ideal para quem quer estar presente na internet, ser visto e lembrado, mesmo que não tenha muito a dizer.
Portal
O portal cumpre a função de agregar conteúdo e é muito mais complexo e heterogêneo.
Visa o interesse do público em voltar a ela com mais frequência.
Também pode oferecer diretórios de outros sites, notícias e, por exemplo, a previsão do tempo.
Destina-se a quem pretende vender informação.
Um bom exemplo é o site do G1, que nada mais é do que um portal de notícias.
2. Selecione um nome de domínio
Escolher um nome de domínio é como definir o nome de uma empresa. Isso significa que requer atenção e não pode ser feito assim.
Tenha pensamentos atraentes, fáceis de entender, curtos e marcantes. Afinal, estamos falando sobre sua identidade na Internet.
Para escolher a melhor opção, procure se colocar no lugar do seu potencial cliente.
Deve ser fácil para ele ler e entender do que se trata. Portanto, evite travessões e números.
Outra boa dica é criar uma palavra-chave relacionada ao seu negócio e área de atuação.
Pois quando o público busca por ele no Google, a presença do termo no domínio qualifica o site para aparecer nas primeiras posições.
3. Verifique a disponibilidade do domínio
Além de escolher o melhor nome, é necessário pesquisar os domínios disponíveis antes de finalizar a compra do registro.
Este é um passo importante porque você pode ficar frustrado ao perceber que este domínio atraente já está registrado.
Eu recomendo pesquisar os dois sites a seguir, pois são fáceis de usar, rápidos e seguros:
Registro.br
O Registro.br é a autoridade responsável pela administração dos domínios brasileiros.
Ao acessá-lo, digite o nome de domínio desejado sem deixar espaço e clique em “Pesquisar”.
Com base no resultado, você terá certeza de que não será usado por outra pessoa.
Após isso, basta clicar em “Registrar”, preencher as informações solicitadas e proceder com a compra do domínio.
Para saber se o nome de domínio escolhido ainda está disponível, digite-o na caixa de pesquisa e clique na lupa. Depois é só se cadastrar e efetuar o pagamento.
4. Contrate um serviço de hospedagem
Agora que você registrou e garantiu seu domínio para que ninguém mais possa usá-lo, é hora de reservar sua hospedagem.
Este é o serviço responsável por colocar seu site no ar.
É aqui que todos os arquivos, imagens e páginas do seu site são colocados para as pessoas acessarem.
Como existem diferentes tipos de hospedagem na internet, a melhor escolha vai depender do tamanho do seu site.
Mas geralmente existem três alternativas para isso.
Vamos a eles:
Hospedagem Compartilhada
Tem um preço mais acessível, mas a desvantagem é o desempenho reduzido.
Isso porque ao contratar esse serviço, você estará compartilhando o espaço disponível do servidor com outros sites.
Armazenamento em nuvem
Usando o conceito de conexão em nuvem com hospedagem em nuvem, seu site não precisa estar em um computador físico.
Ele será hospedado em uma rede de computadores que compartilham recursos entre si, mas de forma isolada e dedicada.
As principais vantagens são que o site não apresenta falhas de hardware e é muito mais fácil contratar recursos adicionais.
Hospedagem VPS
VPS significa Virtual Private Server ou Virtual Private Server.
Ele funciona compartilhando um servidor entre vários sites.
Mas cada servidor privado é independente, o que evita problemas de desempenho.
5. Escolha um bom construtor de sites
Agora o próximo passo é colocar a mão na massa e começar a criar seu site profissional.
É quando a obra realmente começa a tomar forma.
Para escolher o melhor construtor de sites, escolha opções mais intuitivas que não exijam conhecimento de HTML.
Já que você está dando os primeiros passos para criar um site, recomendo duas delas: Wix ou WordPress.
Mas qual escolher?
Wix ou WordPress
Ambas as plataformas são, na verdade, sistemas editoriais.
Muito indicados para blogs e sites que publicam artigos, são bem diferentes entre si.
Enquanto o Wix é um dos criadores de sites mais fáceis do mundo, o WordPress é conhecido por suas extensões e plugins.
Posso dizer que o primeiro é mais indicado para iniciantes que não possuem conhecimento técnico.
O outro, que é um software completo, é um pouco mais complexo – e também completo.
Você prefere uma plataforma que permite criar seus próprios designs? Então Wix é a melhor escolha.
Se você está disposto a lidar com pequenas modificações de código HTML e CSS, o WordPress é a solução ideal.
6. Defina o modelo que deseja usar
Antes de começarmos a escolher um modelo de site, posso ser honesto com você?
“Modelos estáticos não são nada”.
O ideal é escolher um modelo responsivo: aquele que se adapta à tela do navegador.
Você já tentou abrir um site no celular e ficou difícil de ler ou teve problemas de configuração? É por isso que um modelo estático deve ser evitado.
O modelo responsivo se adapta a uma tela maior ou menor. Dê prioridade e você vencerá.
Agora, voltando ao WordPress e Wix, outra vantagem de trabalhar com um deles é que ele vem com templates.
Basta escolher aquele que melhor se adapta às suas necessidades.
Modelos do WordPress
Tudo depende de suas necessidades e preferências em relação à aparência do site.
Clique para visualizar o diretório de modelos disponíveis na plataforma.
Modelos para Wix
Com uma ampla gama de modelos disponíveis, o Wix permite que você crie sites profissionais com grande flexibilidade.
Cada modelo pode ser personalizado para combinar com sua marca.
A única desvantagem é que eles não são 100% responsivos.
7. Adicione arte em seu site
Para complementar o modelo escolhido, é hora de encontrar imagens e vídeos para o seu site. Então comece a publicar textos.
As imagens devem ser de alta qualidade e consistentes com o estilo do seu site.
É importante adotar um estilo único para que o site fique visualmente padronizado usando a mesma paleta de cores.
Não tem dinheiro para comprar fotos realmente boas?
Não se preocupe: existem imagens de banco gratuitas que não têm nada a perder com as pagas.
Aqui estão algumas opções que você pode conhecer e escolher;
Freepik
Pixabay
Pexels
Unsplash.
Agora, se você quer começar a criar conteúdo de qualidade para o seu blog, aqui vão algumas dicas:
Defina uma palavra-chave relevante para qualificar sua estratégia de SEO (Search Engine Optimization), focada em otimização de mecanismos de busca;
Explore o título atraente;
Escreva frases sem ser muito longas e encurte parágrafos para melhorar a experiência de leitura;
Use marcadores e listas para destacar pontos importantes e tornar a leitura mais agradável
Revise seu conteúdo antes de publicar;
8. Adicione plug-ins principais
Agora que você sabe criar um site profissional, tudo o que você precisa fazer é descobrir plug-ins que podem ajudar a tornar seu site ainda melhor.
Dentre a grande variedade de plugins disponíveis no mercado, considero fundamental a utilização de dois deles:
Google Analytics
Não faz sentido construir um site visualmente deslumbrante se você não sabe quais resultados ele está gerando.
Ao usar o Google Analytics, você sabe, entre outras coisas, se está registrando o tráfego, como as pessoas chegam ao seu site, quantas e quais páginas visitam e como o usuário se comporta em cada uma delas.
Todas essas informações são exibidas no painel de controle com tabelas e gráficos de forma muito fácil e intuitiva.
Dessa forma, você pode melhorar ainda mais o que já tem em mãos e até encontrar oportunidades para fazer negócios.
Pixel do facebook
Assim como o Google Analytics funciona para medir o desempenho de blogs e sites, o Facebook Pixel funciona na rede social mais famosa.
É uma ferramenta analítica que você pode usar para medir o sucesso de sua campanha patrocinada.
Para fazer isso, basta colar o código em todas as páginas do seu site.
9. Lance seu site
Tudo o que você precisa é de SEO e uma auditoria de usabilidade para colocar seu site em funcionamento.
Feito, hora de ir!
Para garantir que tudo funcione corretamente, faça todos os testes necessários em diferentes dispositivos e navegadores.
Dessa forma, você pode corrigir qualquer mau funcionamento antes mesmo de percebê-los.
Tenho uma ferramenta gratuita de SEO que pode te ajudar nessa missão.
Se você deseja atrair tráfego qualificado, é aconselhável iniciar uma estratégia de marketing de conteúdo.
Dessa forma, você pode agregar valor aos seus visitantes sem parecer muito comercial.
Além disso, abre caminho para construir relacionamentos, construir autoridade e aumentar sua visibilidade.
Espero que esse conhecimento tenha te ajudado. Que tal continuar estudando e ler mais um artigo de como alavancar sua empresa com um site.
Um grande abraço, nos vemos em uma próxima fase.